Busque aqui

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Siga Jesus! [Reflexão #012]


"Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará."
João 12.26

Energia na Lua [Entretenimento #015]


As primeiras usinas de energia nuclear para os futuros espaços na Lua e em Marte já estão a caminho, anunciou neste domingo (28) o responsável pelo projeto no encontro anual da Sociedade Americana de Química, realizado em Denver, nos Estados Unidos. James Werner, diretor do Laboratório Nacional de Idaho, do Departamento de Energia (DOE, na sigla em inglês), e sua equipe devem finalizar uma demonstração dessa tecnologia no início de 2012. A construção dessas usinas serviria para produzir a eletricidade necessária para as bases permanentes - habitadas ou não - na Lua, em Marte e em outros planetas aos quais as naves espaciais conseguissem chegar no futuro. Trata-se de um projeto conjunto entre o DOE e a Nasa, agência espacial americana, que estabeleceu como metas chegar a um asteroide em 2025 e a Marte em 2030. Segundo explicou Werner, as novas tecnologias de fissão para a aplicação de energia a esse tipo de superfícies são muito diferentes das aplicadas a estações de energia nuclear na Terra, que necessitam de grandes espaços por suas dimensões e suas grandes estruturas, como as torres de refrigeração.

- As pessoas nunca reconheceriam o sistema de energia de fissão [em Marte ou na Lua] como um reator de energia nuclear.

O cientista explicou que o sistema poderia ter aproximadamente 30,5 centímetros de largura por 61 centímetros de altura, "aproximadamente o tamanho de uma mala de mão" e não necessitaria de torres de refrigeração. Werner afirmou que "um sistema de energia de fissão é uma unidade compacta, confiável e segura, que pode ser fundamental para a criação de bases em outros planetas". As células fotovoltaicas e o combustível foram os pilares para a geração de eletricidade para as missões espaciais até agora, mas apesar da energia solar funcionar bem nas órbitas terrestres, os especialistas garantem que a energia nuclear oferece algumas características únicas.

- A maior diferença entre os reatores de energia solar e nuclear é que os reatores nucleares podem gerar energia em qualquer ambiente. A tecnologia de fissão nuclear não depende da luz solar, por isso é capaz de produzir grandes quantidades constantes de energia durante a noite ou em entornos hostis, como os da Lua e Marte.

Como exemplo, ele citou que um sistema de energia de fissão na Lua poderia gerar 40 quilowatts ou mais de energia elétrica, aproximadamente a mesma quantidade de energia necessária para alimentar oito casas na Terra.

- A tecnologia de fissão nuclear pode ser aplicada na Lua, em Marte ou onde a Nasa necessitar de energia contínua.

_________________________________________________________Texto adaptado e extraído do r7.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tsunamis destroem geleiras [Entretenimento #014]


Cientistas da Nasa, agência espacial americana, descobriram que o tsunami vinculado ao terremoto que atingiu o Japão em 11 de março foi responsável pela ruptura de um iceberg na Antártida, segundo um artigo publicado nesta segunda-feira (08/08/2011) pela revista científica Journal of Glaciology. Cientistas, geólogos e especialistas tinham relacionado anteriormente os desprendimentos de gelo nos grandes icebergs a outros efeitos naturais tão afastados que não puderiam se associar a "causa-efeito" em um primeiro momento.

Por isso, após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter e o posterior tsunami que castigou as costas do Japão, Brunt Kelly, especialista do Centro de Voo Espacial Goddard, em Greenbelt, Maryland, e seus colegas começaram suas pesquisas observando o sul.

Utilizando diversas imagens de satélite, Brunt, junto a Emile Okal da Universidade de Northwestern e Douglas MacAyeal da Universidade de Chicago, observaram novos icebergs flutuando no mar pouco depois que o impacto tenha provocado o tsunami e chegasse à Antártida.

Assim, cerca de 18 horas depois do terremoto, a 13.600 km de distância, puderam ver quase em tempo real como se desprenderam vários pedaços de gelo da geleira Sulzberger que, segundo os registros históricos, não tinha sofrido nenhuma ruptura em pelo menos 46 anos.

Trata-se da primeira observação direta que demonstra uma conexão entre os tsunamis e a ruptura de icebergs a milhares de quilômetros, segundo destaca a equipe científica.

Brunt explicou o avanço na pesquisa.

- No passado vimos fragmentos de gelo e procuramos a fonte.

Ele disse que, no entanto, dessa vez o cenário era inverso.

- Sabíamos imediatamente que [o tsunami] era um dos fenômenos mais importantes na história recente. Sabíamos que provocaria muitas ondas, com o que desta vez tínhamos primeiro uma fonte.


_________________________________________________________
Texto adaptado e extraído do r7.com

O amor é cego! [Entretenimento #013]


Pesquisadores da Holanda fizeram um estudo para confirmar o ditado popular de que “o amor é cego”. De acordo com a pesquisa, nós podemos ver a pessoa amada com mais beleza do que ela realmente tem.

Os estudiosos da Universidade de Groningen pediram que 70 casais dessem notas sobre a beleza do parceiro. As perguntas incluíam o nível de atratividade do parceiro e se ele era mais bonito ou mais feio que outras pessoas da mesma idade.

Além disso, outras pessoas julgaram a aparência de todos os 140 homens e mulheres que participaram do estudo. Os resultados mostraram que as pessoas deram notas bem mais altas para a sua “cara metade” do que o público em geral.

Nem mesmo a análise de fotos do parceiro fez com que as pessoas “caíssem na real”.

De acordo com os pesquisadores, ficar “cego” para os defeitos físicos do parceiro pode ajudar no relacionamento.

– Em uma relação romântica, as pessoas acabam descobrindo alguns pontos negativos e de conflito que podem fazer com que se pense que aquela não é a pessoa certa. Essas dúvidas sobre o parceiro podem ser um problema porque essa negatividade geralmente aparece quando nós já investimos muito na relação.

A saída para o problema, dizem os cientistas, é criar uma “história fictícia” que dê ênfase para as qualidades do parceiro e minimize seus defeitos. Com isso, as chances de a relação durar são maiores.

Apesar dos resultados, os pesquisadores dizem que é preciso estudar melhor como esse mecanismo funciona para relacionamentos mais longos, já que os casais estudados estavam juntos há dois anos e meio, em média.


_________________________________________________________
Texto adaptado e extraído do r7.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Restauração da pirâmide mais antiga [Entretenimento #012]


O Conselho Supremo de Antiguidades do Egito decidiu neste domingo (07/08/2011) continuar com a restauração da pirâmide escalonada de Zoser, a mais antiga da história, localizada em Saqara, sudeste do Cairo, para protegê-la de um possível desabamento.

Segundo um comunicado do CSA, um comitê de especialistas e responsáveis da zona de Saqara visitou a pirâmide para examinar sua situação, depois que alguns veículos da imprensa falaram do perigo de desabamento como consequência da suspensão dos trabalhos de restauração.

Após a visita do comitê à pirâmide, o CSA decidiu pedir à companhia, que se encarregava da restauração, que retome seu trabalho nesta segunda-feira (08/08/2011).

A restauração desse lugar está sendo realizada há quatro anos e estava em sua última etapa.

A pirâmide foi construída como tumba do faraó Zoser pelo arquiteto e médico Imhotep, na zona de Saqara, cuja área monumental cobre uma extensão de 7 km2.



_________________________________________________________
Texto adaptado e extraído do r7.com

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Alerta: o gelo está derretendo! [Entretenimento #011]


A camada de gelo polar no Ártico se aproxima do nível mínimo recorde de 2007 e, em algumas áreas, é 50% menor do que a média, informou a agência de monitoramento ambiental russa nesta quinta-feira (04/08/2011).

De acordo com os resultados das observações, a camada de gelo do Ártico está próxima do mínimo observado em 2007 na região polar, indicou a agência Roshydromet.

A camada de gelo cobria uma área de 6,8 bilhões de quilômetros quadrados. Ela está menor do que o normal em todos os mares russos, segundo a agência. "Para setembro, podemos esperar condições de navegação muito fáceis na rota do Mar do Norte", previu a agência.

A Rússia fez do desenvolvimento da região do Ártico uma prioridade estratégica, e espera aumentar a importância comercial da rota do Mar do Norte.

O derretimento da camada de gelo - causado pelas mudanças climáticas, segundo especialistas - tornou a rota ao longo da costa do Ártico mais acessível.

_________________________________________________________
Texto adaptado e extraído do r7.com

Bicicleta Sustentável [Entretenimento #010]

Bambu leva quatro anos até crescer e poder ser usado na
fabricação das bicicletas

Engenheiros de uma universidade de Oxford, no Reino Unido, criaram uma bicicleta que tem o quadro feito de bambu.

Elas são leves como as bicicletas de quadro de metal, mas o custo está acima de US$ 1.000 (R$ 2.500), bem mais que as bicicletas tradicionais.

O material usado nesta bicicleta, no entanto, custa bem menos do que os usados nas bicicletas comuns. James Broughton, um dos engenheiros, conta que são necessários pouco mais de quatro anos para que o bambu cresça e fique pronto para ser usado na fabricação da bicicleta.

O departamento de engenharia da universidade criou modelos no computador, para produzir um material resistente. Shpend Gerguri, outro engenheiro que participou da pesquisa, diz que eles participaram da Transalp (corrida de bicicleta pelos Alpes europeus) há algumas semanas, percorrendo 670 km.

– A bicicleta foi excelente.

A equipe já ganhou um prêmio de design e agora pretende comercializar o projeto.

Veja o vídeo no link: BBC.

_________________________________________________________
Texto adaptado e extraído do r7.com

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Felicidade [Reflexão #011]


"Como é feliz o homem constante no temor do Senhor!
Mas quem endurece o coração cairá na desgraça."
Provérbios 28.14

Todos querem ser felizes. Mas será que nossa ideia de felicidade é a mesma de Deus? Às vezes as pessoas que procuram a felicidade abrem mão dos seus princípios, pois desejam tanto a felicidade e se esquecem de Deus e que é somente com ele que podemos ser felizes.

E você, tem reparado nas bem-aventuranças da Bíblia? Em vários trechos encontramos palavras que querem dizer: “Feliz aquele que trilha o caminho de Jesus”. Nas bem-aventuranças que Cristo disse no Sermão do Monte podemos ver que Ele se refere muito à vida no céu, diferente de nós que estamos muito ligados ao lado material. 

Podemos dizer que a felicidade tem a ver com alegria, beleza e sucesso. Só não podemos esquecer que isso tudo é resultado de uma vida plena com Deus. A alegria de Deus é a nossa força.

Você pode até querer ter a felicidade dos bens terrenos, mas será que vale realmente à pena? Pense e reflita sobre isso. Que possamos seguir a Deus e ser felizes nEle.


"... feliz é aquele que confia no Senhor."
Provérbios 16.20

"... quem confia no Senhor prosperará."
Provérbios 28.25


_________________________________________________________
Jonathas Moraes